Nozes: uma fonte de proteína saudável coração

Um recente e profundo estudo da Universidade de Harvard sugere que uma mudança de fontes de proteína pode ter um grande impacto na incidência de doenças cardíacas. Consumir mais frutas e peixe em vez de carne vermelha foi associado a uma diminuição significativa de problemas cardíacos.

A equipe de Harvard analisou os dados de 84.136 mulheres com idades entre 30 e 55 anos para encontrar essa associação entre a ingestão de fontes de proteína normal (como a carne vermelha, aves, peixes e nozes) e doenças cardíacas. As mulheres participaram no Estudo de Saúde das Enfermeiras em que a sua saúde e dieta foram acompanhados por 26 anos. No período do estudo, mais de 3.000 casos de doenças cardíacas foram documentados e ligados aos dados dietéticos.

Maior redução significativa

Os pesquisadores descobriram uma ligação acentuada entre fontes de proteína e saúde do coração, com nozes ligados à maior redução significativa no risco de doença, em comparação com a ingestão de carne vermelha. Uma porção de nozes por dia foi associado com um risco 30% menor de doença cardíaca em comparação com uma porção de carne vermelha.

Outras fontes de proteína como vegetais apontam para a redução no risco de doença do coração da mesma forma, mas em menor grau do que as nozes. Uma dose diária de leite desnatado foi associada a um risco 13% inferior, uma porção de carne de aves a um risco 19% inferior e uma porção de peixe a um risco 24% inferior. Foi o primeiro estudo que comparou o efeito de todas essas fontes de proteína diferentes sobre a saúde do coração em um grupo tão grande.

Estratégia sustentável

Consumir menos carne e mudar para uma dieta com mais nozes e peixes é uma estratégia fácil de melhorar sua saúde cardíaca. Você sabia que esta é também uma ótima maneira de reduzir o impacto pessoal sobre o meio ambiente? A carne vermelha possui uma das mais altas emissões de carbono de todas as fontes de proteína!

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Fonte: AboutNuts

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