Hortas comunitárias: cultive essa semente!

Quando a Praça Dolores Ibarruri, ou Praça das Corujas como é popularmente conhecida, terminou as reformas em fevereiro, os moradores sentiram que o espaço ainda poderia ser melhorado. Agora, graças a eles, brota uma nova horta na cidade: a Horta das Corujas. Trata-se de uma horta comunitária, onde os moradores se reúnem para cultivar os alimentos, trocar informações, mudas, fazer, pic-nics, entre outras atividades voltadas para a qualidade de vida e alimentação saudável.

Vizinhos plantam e colhem

Hortas comunitárias são implantadas geralmente em um local sem uso, elas melhoram a vida dos moradores da região em diversos níveis: incentivo ao comércio local, atividades coletivas no bairro, diminuição do tráfego (dispensa caminhões indo e vindo trazendo mercadorias), ar mais limpo, cidade mais bonita, tudo isso sem falar no dinheirinho a mais que entra no fim do mês para os agricultores voluntários ou aposentados que vendem o excedente. Nem é preciso dizer que a natureza é bastante generosa: uma sementeira de alface, é suficiente para alimentar toda uma família e ainda vender a maior parte.

Londres: 2012 hortas até o fim de 2012

A cidade de Londres passa por uma transformação desde 2008, quando foi anunciado oficialmente que a cidade seria a sede dos jogos olímpicos de 2012. Desde então, lançou-se um projeto denominado Capital Growth, cujo intuito é de criar 2012 novas hortas urbanas até o fim de 2012 – até hoje já foram criadas mais de 1900 hortas.

Com esse projeto, a cidade passa de consumidora de alimentos para produtora, melhorando sua pegada ecológica (um dos temas da Rio+20), a saúde dos cidadãos, a coletividade, entre tantos outros benefícios, além, é claro, de deixar a cidade muito mais bonita. O projeto recebe o estímulo da prefeitura e a ajuda de mais de 40 mil trabalhadores voluntários. Deixe aqui sua opinião ou a indicação de hortas comuinitárias em sua cidade para divulgarmos o endereço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*