Coma Nozes! Um punhado por dia ajuda a viver melhor

Uma maçã por dia pode manter o médico longe, mas se você quiser uma vida mais saudável, um punhado de nozes pode ser uma aposta melhor

Estudo a respeito diz que consumir nozes pode adicionar anos à sua vida. A pesquisa concluiu que as pessoas que consumiam nozes todos os dias tinham 20% menos probabilidade de morrer de doenças cardíacas, câncer e outras doenças do que pessoas que não consumiam as oleaginosas.

E não só isso, as nozes ajudam a manter o peso equilibrado, segundo a pesquisa realizada pelas equipes do Dana-Farber Cancer Institute, Hospital Brigham and Women e da Escola Harvard de Saúde Pública.

“O benefício mais óbvio foi uma redução de 29% das mortes por doenças cardíacas – a principal causa de morte de pessoas nos Estados Unidos”, disse o Dr. Charles Fuchs do Dana-Farber, que liderou a equipe. “Mas também vimos uma redução significativa de 11% no risco de morrer de câncer.”

O estudo, publicado no New England Journal of Medicine, é um compilado de diversos estudos menores que encontraram todos os tipos de benefícios no consumo regular de nozes. Em 2003, com base nas conclusões do estudo, a Food and Drug Administration concluiu que o ideal é o consumo de 43g de nozes por dia como parte de uma dieta com baixo teor de gordura para reduzir o risco de doença cardíaca.

Estudos descobriram que o consumo de nozes traz benefícios como: menos inflamação, que está ligada a doenças cardíacas e câncer; menos gordura ao redor dos órgãos internos; melhores níveis de açúcar no sangue; redução da pressão arterial, entre outros.

Em maio, os pesquisadores relataram que as pessoas que já seguiam uma dieta saudável e que acrescentaram nozes ou azeite de oliva em suas dietas eram menos propensos a sofrer perda de memória e, em fevereiro cientistas relataram que o consumo de nozes reduz o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais em 30%.
Ambos os relatórios foram baseados em um estudo randomizado, em que as pessoas foram incentivadas a consumi nozes e azeite de oliva. Estes estudos “randomizados” são considerados mais poderosos, porque as pessoas não escolhem qual dieta a adotar, de forma que outros fatores externos não interfiram com os resultados.
Mas nenhum grande estudo analisou se esses benefícios se traduzem em uma vida mais longa.

Então Fuchs e equipe analisaram dois grandes estudos: Nurses ‘Health Study que observou 120.000 voluntários desde 1976  e do Health Professionals Follow-up Study, que envolveu mais de 50.000 homens desde 1986.

Eles são chamados de estudos observacionais e não podem provar causa e efeito. Mas eles também foram feitos em tempo real com pessoas que foram entrevistadas ao longo dos anos, por isso eles são mais propensos a mostrar resultados reais.

Pessoas eram questionadas sobre quantas vezes costumavam consumir  nozes: nunca ou quase nunca, uma a três vezes por mês, uma vez por semana, duas a quatro vezes por semana, cinco ou seis vezes por semana, uma vez por dia, duas ou três vezes por dia, 4-6 vezes por dia, ou mais de seis vezes ao dia.

As pessoas que consumiam nozes sete ou mais vezes por semana tinham uma taxa de mortalidade 20% mais baixa, relatam os pesquisadores.

“Em todas estas análises, o grupo que mais consumia nozes teve menos incidência de morte durante o estudo que durou 30 anos “, disse Ying Bao do Hospital Brigham and Women. O consumo ocasional de nozes baixou a taxa de mortalidade em 7% em 30 anos. Comer nozes, uma vez por semana reduziu a taxa de mortalidade de 11%, enquanto as pessoas que comiam nozes cinco a seis vezes por semana tinham uma taxa de mortalidade 15% menor.

“Em comparação com os participantes que consumiram nozes com menos frequência, aqueles que consumiram nozes com mais frequência eram mais magros, menos propensos a fumar, mais dispostos a fazer exercícios e mais propensos a usar suplementos vitamínicos; Eles também consumiam mais frutas e legumes”, relatou o pesquisador Fuchs.

“Ainda estamos pesquisando todos os benefícios trazidos pelas oleaginosas”, diz Fuchs.

As pessoas que consumiam nozes tiveram menos ganho de peso ao longo do tempo do que as pessoas que não consumiam.
“O consumo de nozes ajuda no equilíbrio do peso. É uma questão de controle da quantidade e de moderação do consumoi “, disse à NBC News Saúde e editor Diet Madelyn Fernstrom.

“Com uma boa fonte de proteína, gordura saudável para o coração, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, as nozes são um dos alimentos naturais mais ricos em nutrientes”, disse Fernstrom. “Mas basta o consumo de um punhado por dia. Mais do que isso diariamente pode gerar aumento de peso. ”

Fonte: NBC News

A Biomarket comercializa Nozes – Compre aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*