Frete Gratis SP a partir de R$ 250

Benefícios da Kombucha: confira os 7 principais para saúde

beneficios-da-kombucha

O que é Kombucha, a bebida fermentada milenar

Já ouviu falar sobre os benefícios da Kombucha? Essa bebida milenar carrega um verdadeiro combo de qualidades a ponto de ter recebido apelidos como ‘elixir da vida’ ou ‘chá da imortalidade’.

A Kombucha é uma evolução do chá que, para este preparo, recebe a fermentação de uma colônia de bactérias e leveduras amigas do organismo humano, o que além de conferir um sabor delicioso à bebida, também deposita nela compostos bioativos que fazem toda a diferença para a nossa saúde.

Antes de falarmos mais sobre os benefícios da Kombucha, é importante considerar todo o caminho que ela trilhou até aqui, provando que seu preparo é resultado de conhecimentos acumulados ao longo de séculos.

A origem da Kombucha na China

Tudo indica que o berço da Kombucha está na China, lugar onde o poder das bebidas fermentadas já era reconhecido milhares de anos antes de Cristo.

Na história recente, a bebida chegou a passar por um sumiço devido à escassez dos ingredientes nos períodos das grandes guerras, porém, nas últimas décadas, o preparo voltou a se popularizar com a crescente busca por alternativas mais saudáveis de alimentação, até passar a ser produzida em larga escala para comercialização nos últimos anos.

os beneficios da kombucha 2 - Benefícios da Kombucha: confira os 7 principais para saúde

Como fazer Kombucha em casa?

A Kombucha é preparada através da junção do chá verde orgânico ou chá preto orgânico, do açúcar, que serve de alimento para os micro-organismos da receita, e do scoby.

Scoby? O que é isso? Já deve estar pensando que não é fácil conseguir esse ingrediente de nome diferentão, não é? Engano seu!

O scoby (sigla que traduzida para o português significa comunidade simbiótica de bactérias e leveduras) é justamente a colônia de micro-organismos cultivadas de forma semelhante a de uma panqueca e que, acredite, pode ser adquirido através de doações entre produtores da Kombucha espalhados pelo Brasil e que interagem em fóruns especializados na internet.

Essa doação é facilitada pois, durante o preparo da Kombucha, a reprodução dos micro-organismos gera uma nova ‘panqueca’ de bactérias e leveduras, tornando o scoby um ingrediente super sustentável.

A primeira fermentação da Kombucha através do chá e do scoby dura aproximadamente sete dias e serve principalmente para deixar a bebida levemente gaseificada e, claro, rica nos nutrientes que nós amamos.

Quais são os 7 benefícios da Kombucha?

Agora que você já conhece um pouco mais da história e do preparo desta bebida saudável, é hora de saber mais sobre os inúmeros benefícios da Kombucha.

É importante ressaltar que alguns destes benefícios ainda não tem comprovação científica, mas que são testemunhados por muitos que bebem.

os beneficios da kombucha 3 - Benefícios da Kombucha: confira os 7 principais para saúde

1. Regulação intestinal

Devido aos micro-organismos do bem presentes na bebida, a Kombucha contribui para a restauração da microbiota intestinal, a população de bactérias do nosso intestino responsável por proteger e filtrar o que chega até nosso organismo através da alimentação.

Uma microbiota resistente otimiza a absorção dos nutrientes da alimentação, melhora o funcionamento do intestino, ao mesmo tempo em que protege de agentes nocivos que se escondem na comida.

2. Melhora da imunidade

A microbiota está presente não apenas na proteção intestinal, mas também na pele e nas mucosas. Com isso, a Kombucha pode auxiliar o sistema imunológico para muito além do intestino, reforçando a proteção contra patógenos que chegam até nosso organismo através das superfícies do nosso corpo.

3. Melhora de doenças gástricas

A Kombucha também tem mostrado reflexos positivos no controle da secreção de ácidos gástricos, amenizando quadros de gastrite e até mesmo contribuindo para a cicatrização de úlceras.

4. Melhora do humor

A atividade da microbiota, além de refletir no bom funcionamento do intestino e do sistema imunológico, também é importante para o nosso humor, já que boa parte da dopamina e da serotonina são produzidas no intestino, dois hormônios que atuam diretamente na sensação de bem-estar.

Não é à toa que o intestino vem sendo chamado de segundo cérebro pela medicina! Tantos benefícios para o intestino, só reafirmam o poder da Kombucha.

5. Auxilia o emagrecimento

Não bastasse os benefícios internos, o Kombucha também pode ser um aliado na perda de peso.

Pois além de otimizar as funções do intestino, quem degusta a bebida relata que ela proporciona a útil sensação de saciedade, o que pode ajudar a evitar os excessos nas refeições.

6. Benefício da Kombucha: Mais energia

A fermentação da Kombucha torna a bebida rica em ferro, que em conjunto com a cafeína presente no chá, proporciona ainda mais disposição para as atividades do dia a dia.

7. Preserva a juventude

A Kombucha também tem propriedades antioxidantes, o que regula os radicais livres, de forma que combate o envelhecimento e também outras doenças resultantes da oxidação das células.

Outros benefícios da Kombucha para a saúde

Por todas as propriedades mencionadas até aqui e por muitas outras, também já foram observados benefícios da Kombucha nos seguintes aspectos:

  • Combate a doenças tóxicas dos rins
  • Proteção das funções hepáticas
  • Alívio de problemas relacionados ao sistema nervoso
  • Auxílio no tratamento de câncer em estágio inicial e com relação hormonal

Segunda fermentação da Kombucha: mais sabor e gás

A segunda fermentação, que é opcional e pode levar de 3 a 5 dias, é feita principalmente para saborizar a bebida e torná-la ainda mais gaseificada. É válido ressaltar que a fermentação costuma ter ritmo mais acelerado em locais de temperaturas mais altas.

A saborização da Kombucha pode ocorrer através da adição de sucos ou pedaços de frutas. Laranja, limão, gengibre são alguns dos ingredientes frequentemente utilizados para dar sabor à Kombucha.

Por sua vez, a segunda fermentação também intensifica a gaseificação do preparo que, somada à saborização, deixa a Kombucha semelhante ao que podemos chamar de um refrigerante natural.

Além da possibilidade de ser comprado pronto, a Kombucha também pode ser preparada em casa, porém, é importante ter muito cuidado com os processos, já que a higiene e a atenção ao preparo é fundamental para o sucesso da receita.

Ideias de sabores deliciosos para sua Kombucha

os beneficios da kombucha 1 - Benefícios da Kombucha: confira os 7 principais para saúde

A popularização da Kombucha, tanto no preparo caseiro como em larga escala para venda, é resultado do crescente interesse das pessoas por alternativas mais saudáveis de alimentação, que a tornem muito mais do que um prazer gustativo, mas também um gesto de autocuidado.

Além disso, a Kombucha tem atraído muitos consumidores pois além de ser uma bebida saudável, ela também se revela um preparo muito versátil, podendo assumir diversos sabores e até ganhar intensidade através da segunda fermentação. Experimente:

Tudo isso faz da Kombucha uma bebida saudável, única e viva, que coloca um exército de microorganismos vivos para agir em prol do seu bem-estar, sem abrir mão do sabor e frescor de outras bebidas que já conhecemos bem, mas que nem de longe oferecem tantos benefícios para a nossa saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *