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Alimentação que aumenta a imunidade: Castanha do pará, limão, cúrcuma e muito mais!

alimentação para aumentar imunidade

Mas afinal, o que é imunidade?

Você já percebeu que algumas pessoas ficam doentes com mais facilidade que outras? Entre os fatores que respondem esse mistério, encontramos nosso sistema imunológico, uma rede de células, tecidos e órgãos que defendem o organismo de vírus, bactérias ou fungos. A boa notícia é que podemos ajudar nosso sistema imunológico com nossa alimentação e ganhar essa batalha diária contra infecções e alergias e gripes.

Pessoas saudáveis combatem melhor as substâncias estranhas ao corpo e como consequência, ficam menos doentes. Com a combinação certa de vitaminas, frutas, verduras, oleaginosas e produtos naturais podemos criar uma alimentação que ajude nossa resposta imune. Antes de anotar os melhores alimentos para aumentar a sua imunidade, vale lembrar da importância de beber bastante água e evitar o consumo de embutidos, enlatados e industrializados, que são ricos em sal, açúcar e gordura.

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Qual o melhor alimento para aumentar imunidade?

Não existe um único alimento milagroso que possa impedir que as pessoas fiquem doentes, mas sim, um conjunto de práticas e hábitos saudáveis combinados à uma alimentação abundante em vitaminas, minerais e antioxidantes. Veja alguns dos melhores alimentos:

Produtos Naturais para aumentar a imunidade

As oleaginosas e as sementes são fontes de vitamina E e zinco. Seu efeito antioxidante é parte essencial de uma alimentação que aumenta a imunidade, adicione na sua alimentação:

Além destas oleaginosas, a Castanha do Pará aumenta a imunidade, assim como o gergelim e a semente de girassol – fontes de selênio – um dos minerais mais importantes para o sistema imunológico.

Combinações de produtos naturais que aumentam a imunidade:

  1. O própolis, gengibre e geléia real aumentam a imunidade
  2. A cúrcuma, cebola e alho aumentam a imunidade
  3. Os probióticos e iogurtes naturais aumentam a imunidade

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Vitaminas para aumentar a imunidade

A Vitamina D, chamada de “vitamina do sol”, auxilia na manutenção do nosso sistema imunológico. Mas lembre-se, para aproveitar o sol de maneira adequada é preciso utilizar protetor solar e evitar longos períodos de exposição, principalmente quando o sol está a pino. A vitamina D também pode ser encontrada em peixes, óleos de peixes, cogumelos e alguns leites e derivados.

Para ter um melhor resultado dentro da sua alimentação que aumenta a imunidade, faça exercícios ao ar livre quando possível. Além de exercitar o corpo e a mente, você vai estimular seu organismo e tomar um pouco de sol.

A Vitamina C, muito presente nas frutas cítricas, apresenta uma ação antioxidante. Adicionar está vitamina na alimentação faz toda a diferença para melhorar a resposta imunológica do organismo.

E por último, mas não menos importante, a Vitamina A, presente em alimentos ricos em carotenoides como a folha de beterraba, a manga, o mamão, o caju, o brócolis, a goiaba vermelha, o milho e a abóbora madura.

Frutas para aumentar imunidade

Sentiu uma certa acidez na primeira mordida? Acertou na escolha! As frutas citricas são as melhores frutas para aumentar a imunidade. Elas possuem um alto índice de vitamina C e podem ser consumidas de diferentes formas ao longo do dia. Podem enriquecer um suco, uma salada de fruta e até um tempero de salada.

O limão aumenta a imunidade, e para pessoas que já estão gripadas, ele pode ser também um grande aliado na recuperação. A doce lichia, a famosa laranja, a pequena acerola, a suculenta mexerica e cítrico kiwi também são nossos aliados na busca de uma alimentação que aumenta a imunidade.

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Comidas para aumentar imunidade

Os vegetais verde escuro para imunidade

Os vegetais verde escuro também são fonte de vitamina C, mas também aspresentam vitamina A, antioxidantes e ferro, nutrientes necessários para a construção de uma alimentação que aumenta a imunidade. A couve, o espinafre, o agrião, a rúcula e a escarola além de deliciosas, podem te ajudar a ter mais saúde. Quando adicionados em um suco verde ou consumidas in natura, os vegetais verde escuro preservam ainda mais seus benefícios.

Legumes e vegetais alaranjados para imunidade

A cenoura, a abóbora, o tomate e a beterraba apresentam uma coloração forte. Ela é resultado dos carotenos, presentes em composição, como o betacaroteno e o licopeno. Ao adicionar estes legumes e vegetais alaranjados que aumentam a imunidade em sua alimentação, você também vai se beneficiar de sua forte ação antioxidante e da Vitamina A.

Peixes, frutos do mar e óleos vegetais para imunidade

O atum, o salmão, a anchova, os azeites e o óleo de canola são alimentos ricos em Ômega 3 e Ômega 6, as chamadas “gorduras boas” que atuam positivamente no sistema imunológico. Já o óleo de coco orgânico, além de auxiliar no funcionamento do intestino eliminando bactérias, contêm ácido láurico e cáprico, que fortalecem nosso sistema imunológico.

Alimentação saudável para aumentar a imunidade o ano inteiro

É importante ressaltar que a alimentação saudável vai auxiliar nosso organismo no combate aos vírus e bactérias, mas ela não funciona em um cardápio de apenas uma semana ou em uma dieta de um mês. Estes ingredientes com vitaminas e minerais devem fazer parte da nossa alimentação o ano inteiro.

“Para uma alimentação que aumenta a imunidade, procure consumir frutas, verduras e vegetais da época. Não sabe a época de cada produto? Simples! Os alimentos da época provavelmente estarão em promoção na feira.” – dica da Ana, Fundadora da Biomarket

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