Alimentação que aumenta a imunidade: Castanha do pará, limão, cúrcuma e muito mais!

alimentação para aumentar imunidade

Mas afinal, o que é imunidade?

Você já percebeu que algumas pessoas ficam doentes com mais facilidade que outras? Entre os fatores que respondem esse mistério, encontramos nosso sistema imunológico, uma rede de células, tecidos e órgãos que defendem o organismo de vírus, bactérias ou fungos. A boa notícia é que podemos ajudar nosso sistema imunológico com nossa alimentação e ganhar essa batalha diária contra infecções e alergias e gripes.

Pessoas saudáveis combatem melhor as substâncias estranhas ao corpo e como consequência, ficam menos doentes. Com a combinação certa de vitaminas, frutas, verduras, oleaginosas e produtos naturais podemos criar uma alimentação que ajude nossa resposta imune. Antes de anotar os melhores alimentos para aumentar a sua imunidade, vale lembrar da importância de beber bastante água e evitar o consumo de embutidos, enlatados e industrializados, que são ricos em sal, açúcar e gordura.

alimentação para aumentar imunidade suco

Qual o melhor alimento para aumentar imunidade?

Não existe um único alimento milagroso que possa impedir que as pessoas fiquem doentes, mas sim, um conjunto de práticas e hábitos saudáveis combinados à uma alimentação abundante em vitaminas, minerais e antioxidantes. Veja alguns dos melhores alimentos:

Produtos Naturais para aumentar a imunidade

As oleaginosas e as sementes são fontes de vitamina E e zinco. Seu efeito antioxidante é parte essencial de uma alimentação que aumenta a imunidade, adicione na sua alimentação:

Além destas oleaginosas, a Castanha do Pará aumenta a imunidade, assim como o gergelim e a semente de girassol – fontes de selênio – um dos minerais mais importantes para o sistema imunológico.

Combinações de produtos naturais que aumentam a imunidade:

  1. O própolis, gengibre e geléia real aumentam a imunidade
  2. A cúrcuma, cebola e alho aumentam a imunidade
  3. Os probióticos e iogurtes naturais aumentam a imunidade

alimentação para aumentar imunidade folhas verde escura

Vitaminas para aumentar a imunidade

A Vitamina D, chamada de “vitamina do sol”, auxilia na manutenção do nosso sistema imunológico. Mas lembre-se, para aproveitar o sol de maneira adequada é preciso utilizar protetor solar e evitar longos períodos de exposição, principalmente quando o sol está a pino. A vitamina D também pode ser encontrada em peixes, óleos de peixes, cogumelos e alguns leites e derivados.

Para ter um melhor resultado dentro da sua alimentação que aumenta a imunidade, faça exercícios ao ar livre quando possível. Além de exercitar o corpo e a mente, você vai estimular seu organismo e tomar um pouco de sol.

A Vitamina C, muito presente nas frutas cítricas, apresenta uma ação antioxidante. Adicionar está vitamina na alimentação faz toda a diferença para melhorar a resposta imunológica do organismo.

E por último, mas não menos importante, a Vitamina A, presente em alimentos ricos em carotenoides como a folha de beterraba, a manga, o mamão, o caju, o brócolis, a goiaba vermelha, o milho e a abóbora madura.

Frutas para aumentar imunidade

Sentiu uma certa acidez na primeira mordida? Acertou na escolha! As frutas citricas são as melhores frutas para aumentar a imunidade. Elas possuem um alto índice de vitamina C e podem ser consumidas de diferentes formas ao longo do dia. Podem enriquecer um suco, uma salada de fruta e até um tempero de salada.

O limão aumenta a imunidade, e para pessoas que já estão gripadas, ele pode ser também um grande aliado na recuperação. A doce lichia, a famosa laranja, a pequena acerola, a suculenta mexerica e cítrico kiwi também são nossos aliados na busca de uma alimentação que aumenta a imunidade.

alimentação para aumentar imunidade limao

Comidas para aumentar imunidade

Os vegetais verde escuro para imunidade

Os vegetais verde escuro também são fonte de vitamina C, mas também aspresentam vitamina A, antioxidantes e ferro, nutrientes necessários para a construção de uma alimentação que aumenta a imunidade. A couve, o espinafre, o agrião, a rúcula e a escarola além de deliciosas, podem te ajudar a ter mais saúde. Quando adicionados em um suco verde ou consumidas in natura, os vegetais verde escuro preservam ainda mais seus benefícios.

Legumes e vegetais alaranjados para imunidade

A cenoura, a abóbora, o tomate e a beterraba apresentam uma coloração forte. Ela é resultado dos carotenos, presentes em composição, como o betacaroteno e o licopeno. Ao adicionar estes legumes e vegetais alaranjados que aumentam a imunidade em sua alimentação, você também vai se beneficiar de sua forte ação antioxidante e da Vitamina A.

Peixes, frutos do mar e óleos vegetais para imunidade

O atum, o salmão, a anchova, os azeites e o óleo de canola são alimentos ricos em Ômega 3 e Ômega 6, as chamadas “gorduras boas” que atuam positivamente no sistema imunológico. Já o óleo de coco orgânico, além de auxiliar no funcionamento do intestino eliminando bactérias, contêm ácido láurico e cáprico, que fortalecem nosso sistema imunológico.

Alimentação saudável para aumentar a imunidade o ano inteiro

É importante ressaltar que a alimentação saudável vai auxiliar nosso organismo no combate aos vírus e bactérias, mas ela não funciona em um cardápio de apenas uma semana ou em uma dieta de um mês. Estes ingredientes com vitaminas e minerais devem fazer parte da nossa alimentação o ano inteiro.

“Para uma alimentação que aumenta a imunidade, procure consumir frutas, verduras e vegetais da época. Não sabe a época de cada produto? Simples! Os alimentos da época provavelmente estarão em promoção na feira.” – dica da Ana, Fundadora da Biomarket

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *