Os principais benefícios das nozes

receita-leite-de-nozes-biomarket

O que são as nozes?

Antes de falarmos sobre essa poderosa opção de leite vegetal, vamos conhecer um pouco mais sobre a matéria-prima deste preparo: as próprias nozes.

Uma variedade de ácidos graxos, vitaminas, proteínas, minerais e fibras fazem com as nozes seja um superalimento. Inclusive, elas são consideradas uma das maiores fontes vegetais de ômega 3, um nutriente essencial para a saúde do cérebro e do coração, que vem ganhando cada vez mais consumidores no Brasil e no mundo.

Esta oleaginosa é originária da Pérsia, hoje, o Irã, e pode ser considerada uma parente das avelãs e castanhas.
Tradicionalmente, elas são oferecidas como petisco e o seu consumo é mais valorizado nas comemorações de fim de ano, já que segundo as superstições elas atraem sorte e prosperidade.

Benefícios das nozes

Se pelo lado mistico, acredita-se na sua capacidade de atrair positividade, por outro lado a ciência atesta uma verdadeira lista de benefícios que o consumo delas pode oferecer para nossa saúde. As nozes, quando consumidas da maneira correta, podem ser grandes aliadas do bem-estar humano e o seu consumo merece ser valorizado para muito além do natal ou ano novo.

Vamos conhecer alguns dos principais benefícios das nozes para nossa saúde:

Melhora do sistema cognitivo: Boa parte do nosso cérebro é composto por gordura e o ômega 3, que tem presença marcante nas nozes, é uma gordura de excelente qualidade capaz de ajudar na preservação das células cerebrais. Nas nozes também existem outras grandes aliadas do cérebro, as vitaminas do complexo B. Com isso, esta oleaginosa pode otimizar funções cerebrais como memória, raciocínio, aprendizagem, além melhorar a produção de serotonina, hormônio relacionado à sensação de prazer e bem-estar. Tais benefícios também podem refletir na prevenção de doenças como o Alzheimer, Parkinson, além da depressão.

Previne doenças cardiovasculares: O mesmo ômega 3, juntamente com a vitamina E formam um combo protetor do coração. Ambos são nutrientes que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL), prevenindo o acúmulo de gordura nas artérias e outros problemas decorrentes disso, como o infarto. As vitaminas do complexo B presentes nas nozes, combinadas com ácido fólico desta oleaginosa, também tem efeitos benéficos no controle da pressão arterial.

Combate as inflamações: Embora processos inflamatórios sejam recorrentes em nosso corpo, em alguns casos eles podem ocorrer de forma exagerada e causar diversas doenças. Portanto, dizer que as propriedades das nozes fazem dela um alimento anti-inflamatório já significa dizer que ela contribui com a prevenção de diversas doenças, como por exemplo as de origem auto-imune.

Fortalece ossos e articulações: O ômega 3, combinado com o alto teor de cálcio e silício, nutriente importante para a síntese do colágeno, faz com que as nozes contribuam para o volume ósseo e fortalecimento das articulações, prevenindo doenças como a osteoporose e artrite.

Melhora da saúde intestinal: Os nutrientes das nozes também servem de alimento para a microbiota intestinal, a comunidade de bactérias do bem que fica no nosso intestino e são parte do nosso sistema imunológico. As fibras das nozes também auxiliam na eliminação dos resíduos alimentares nocivos para o nosso organismo e no controle do colesterol.

Controla a glicemia: O consumo do ômega 3 presente nas nozes, melhora a sensibilidade à insulina, que associada ao aumento do colesterol bom (HDL), otimiza a absorção do açúcar, e portanto, previne a diabetes.

● Previne câncer: Embora nem todos os estudos sejam conclusivos, já foram observados benefícios das nozes no que diz a retardamento da evolução de tumores da mama e também na prevenção do câncer colorretal.

Melhora a aparência: As nozes também são grandes aliadas da estética. O combo de vitamina E, omêga 3 e cobre presente na semente é capaz de promover a saúde e a beleza dos fios e da pele devido às suas propriedades antioxidantes. Além disso, elas também podem ser estrategicamente usadas em dietas de emagrecimento e ganho de massa muscular.

leitedenozes biomarket 00 481x510 - Os principais benefícios das nozesComo fazer leite de nozes?

Depois de ler sobre tantos benefícios das nozes, aposto que você está com vontade de comer uma ou até mesmo inserí-la na sua rotina alimentar. Pois saiba que, embora o consumo in natura dos vegetais seja mais nutritivo, também é possível fazer o leite das nozes, o que torna o consumo dela ainda mais versátil, possível de ser aproveitado em diversos outros preparos e ainda assim conservando muitos de seus nutrientes.

O leite de nozes é uma excelente opção de leite de vegetal, alternativa que tem sido cada vez mais buscada para incluir as nozes na dieta diária e também por quem sofre de intolerância à lactose.

Quer saber como fazer leite de nozes? Além de ser fácil, você não desperdiça quase nada do preparo. Confira:

Ingredientes:

1 xícara de nozes
3 xícara de água filtrada

Modo de preparo:

Coloque as nozes em um recipiente e despeje água até cobrir. Deixe descansar por aproximadamente oito horas para que as nozes fiquem hidratadas. Uma sugestão é colocar para hidratar antes de dormir e, no outro dia ao acordar, continuar o preparo. Passadas as oito horas de hidratação, descarte a água do recipiente e lave as nozes com água limpa e corrente.
Em um liquidificador, junte as nozes com as três xícaras de água filtrada. Bata por aproximadamente dois minutos ou até perceber que os ingredientes já estão bem incorporados.
Com o auxílio de uma peneira fina ou tecido apropriado, como uma fralda de pano, coe todo o líquido para garantir que o seu leite de nozes terá uma textura delicada e livre de resíduos. Está pronto!

leitedenozes biomarket 2 309x510 - Os principais benefícios das nozes
Nozes integrais e cortadas
Dicas adicionais

● Ao finalizar o preparo, não descarte a borra de nozes que restar dentro da peneira ou do tecido. Com o acréscimo de alguns temperos como sal, azeite e ervas, você ainda poderá fazer uma saborosa ricota de nozes e assim aproveitar ao máximo os ingredientes do seu preparo.
● O leite de nozes tem uma sabor delicado, porém sua textura talvez seja uma das mais consistentes entre os leites vegetais, por isso, algumas pessoas podem preferir acrescentar um pouco mais de água para afinar o leite, especialmente quando for para usar em receitas de bolo, já que a consistência do leite pode comprometer a fofura do preparo.
● O ideal é consumir o leite de nozes em até três dias, conservando-o sempre em geladeira.

Mão na massa pela sua saúde

Não tem mais desculpas! As nozes tem benefícios demais para serem lembradas apenas no fim do ano e o leite de nozes surge como uma excelente opção diante da crescente busca pelos leites vegetais, que podem ser comprados prontos, mas também produzidos em casa.

Colocar a mão na massa e produzir seu próprio leite é uma saborosa maneira de estar mais próximo dos alimentos que você consome e, assim, se tornar protagonista da sua própria alimentação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *