Noz, o benefício oriental

Originária da Ásia, a noz é um dos alimentos mais poderosos na proteção do coração e ainda é fonte de energia celular

Mais do que uma presença típica nas ceias natalinas ou o alimento característico dos esquilos, a noz é uma das oleaginosas que mais proporciona nutrientes e benefícios à saúde, como o auxílio na proteção do coração e o fornecimento de energia para o metabolismo celular.

Essa fruta seca é fonte de glutationa, um dos antioxidantes mais importantes para o corpo. Além de combater os radicais livres e desintoxicar o organismo, tornando-se protetora contra os problemas causados pelo colesterol, pesquisas mostram que essa substância – junto com outros antioxidantes – pode ajudar na recuperação de pacientes que sofreram queimaduras.

Outro benefício presente é a vitamina E. “Esse nutriente tem função antioxidante extremamente importante, reduzindo o risco de ocorrência de lesões causadas pelos radicais livres nas células, como o envelhecimento precoce, câncer e doenças do coração”, afirma a nutricionista Fernanda Granja. Portanto, a noz é uma alternativa para o cardápio de quem deseja ter o organismo sempre limpo e sem toxinas.

Time do coração

A noz é mais um dos alimentos cujo conjunto de seus nutrientes potencializa a prevenção às doenças cardíacas. Além dos antioxidantes, que combatem a formação de placas de gordura nas artérias e previnem infartos, estão o potássio e os ácidos graxos ômegas 6 e 9.

O potássio, junto com o sódio, é responsável pelo equilíbrio da pressão e promove uma maior elasticidade das paredes arteriais, diminuindo a arritmia do coração. Por estar envolvido no processo de contração muscular, também pode ajudar na prevenção de cãibras.

Já os ácidos graxos são gorduras mono e poli-insaturadas, consideradas boas para o organismo. Isso porque recentes estudos apontam que o ômega 6 (poli-insaturado) diminui os níveis de colesterol total, incluindo o ruim (LDL), enquanto o ômega 9 (monoinsaturado), além de também derrubar o colesterol ruim, ainda aumenta o colesterol bom (HDL). Tudo isso aliado à redução da formação de coágulos no sangue.

No entanto, lembre-se: apesar de benéficos, eles são gorduras e, em excesso, favorecem o ganho de peso. Por isso, uma dieta moderada é sempre o indicado.

Multifuncional

Mas a noz não protege apenas o coração. Rico em outros minerais, esse alimento também ajuda a cuidar dos ossos, do sangue, dos hormônios e do sistema imunológico.

O cálcio possui a famosa função de fortalecer ossos e dentes. “É importante também na contração muscular, transmissão dos impulsos nervosos, coagulação sanguínea e liberação de hormônios”, enumera a nutricionista Greice Caroline Baggio.

O ferro é responsável pela formação dos glóbulos vermelhos e faz parte da hemoglobina, proteína que transporta o oxigênio dentro do sangue. Também auxilia no trabalho dos músculos e pode melhorar a imunidade.

O zinco ativa as papilas gustativas, auxilia na construção de tecidos e do sistema imunológico, além de ser essencial para a reprodução, cicatrização e crescimento de unhas e cabelos.

Energia para as células

As vitaminas do complexo B são responsáveis pelo bom funcionamento das células. Entre as presentes nas nozes, estão a Bl, essencial para a conversão de açúcar em energia e na produção de neurotransmissores, podendo causar sintomas relacionados ao estresse se estiver em falta; a B2, antioxidante que combate o envelhecimento e pode tratar fotofobia e conjuntivite não-infecciosa; e a B6, que ajuda o corpo a aproveitar os nutrientes consumidos e participa da produção de células de defesa e de seroto-nina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar), o que aumenta a resistência do corpo e combate o mau humor. A B6 também é indicada para mulheres grávidas, pois, além de evitar a sensação de enjoo, é fundamental para o bom desenvolvimento do feto.

Para completar o time de vitaminas, está o ácido fólico (B9), outra substância importante para que o feto não sofra danos e ótima opção para prevenção de úlcera intestinal.

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Fonte: Revista Saúde Todo Dia

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