Hoje é dia de paz e amor: ‘comida viva’

Alexandre Henderson explora os sabores exóticos da ‘comida viva’, criada por uma chef pernambucana que pesquisou ingredientes originais do Cerrado Brasileiro – extraídos por comunidades do Alto Paraíso de Goiás. Uma culinária orgânica e recém-colhida, que propõe associar paladar, cura e sustentabilidade.

Receita da Salada Oriental de Brotos

Ingredientes :

1 cenoura
1 talo de aipo
1 maçã vermelha
100 g de brotos de feijão
50 g de brotos de girassol
45 g de brotos de alfafa
Para o molho oriental:
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de coentro fresco picado
2 colheres (sopa) azeite de oliva extra virgem
1/2 colher (chá) de óleo de gergelim torrado
1/2 colher (chá) de shoyu macrobiotico
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
pimenta do reino a gosto

Preparo

Corte a cenoura em pedaços de 4 cm de comprimento. Corte fatias finas ao comprido e, depois, corte-as em palitos. Corte o aipo em palitos, do mesmo tamanho das cenouras. Retire a parte central da maçã e corte-a em 8 fatias verticais e, depois, corte-a em fatias finas no sentido contrário, de maneira a obter pedaços em forma de leque. Junte numa tigela a cenoura, o aipo, a maçã e os brotos de feijão mungo verde, de girassol e de alfafa.
Para o molho, bata todos os ingredientes, temperando com shoyu e pimenta-do-reino a gosto. Despeje o molho sobre a salada e misture para distribuí-lo uniformemente. Sirva a seguir.

Nota: O molho ao estilo chinês desta salada, com nuances picantes do gengibre e do coentro, complementa o sabor fresco dos brotos de feijão, da maçã e dos legumes. É fácil fazer os brotos germinarem em casa – basta deixar de molho num pote de um dia para o outro e então lavar diariamente até os brotos aparecerem.

Fonte : G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*