Exercício físico diminui risco cardíaco até mesmo de pessoas acima do peso

Além de a prática de atividade física ser um importante auxiliar para reduzir os quilos extras, um novo estudo traz mais um motivo para pessoas com sobrepeso adotarem o hábito: problemas cardiovasculares relacionados ao excesso de peso são menores em quem é fisicamente ativo. A pesquisa foi publicada no Journal of the American College of Cardiology.

O estudo ajuda a esclarecer uma dúvida antiga entre especialistas de saúde. Trabalhos anteriores apontavam que a atividade física seria capaz de proteger o indivíduo de problemas de saúde relacionados à obesidade. Em contraponto, outras pesquisas indicavam que os riscos do excesso de peso permanecem mesmo se a pessoa inserir o exercício físico na rotina.

No novo estudo, pesquisadores da Universidade da Carolina do Sul (EUA) analisaram registros médicos de mais de 3.000 pacientes da clínica Cooper, no Texas. A maioria deles tinha por volta de 40 anos de idade.

A cada dois ou três anos, os pacientes realizavam uma série de exames na clínica. Os especialistas conseguiram observar as condições de saúde dessas pessoas durante o período de três check-ups. O principal foco era verificar a presença de síndrome metabólica – condição que envolve diversas doenças e complicações: pressão alta, triglicérides elevado, entre outros, e aumenta o risco de diabetes e doenças do cardiovasculares.

Descubra seu peso ideal

Saiba se você está acima ou abaixo do peso.

Como resultado, a equipe observou que as pessoas que tinham se exercitado menos e ganhado peso tinham um risco 71% maior de ter essa síndrome. No entanto, aquelas que ganham quilos extras mas continuam firmes na prática de exercícios apresentavam um risco 22% inferior do que os pacientes sedentários.

Conheça os melhores exercícios contra obesidade

Enfrentar a obesidade requer muita determinação. A primeira medida é buscar orientação médica para descobrir a intensidade de treino que o seu corpo é capaz de suportar. “Os excessos são perigosos em qualquer situação. Mas, no caso de um paciente obeso, a saúde é ainda mais frágil”, afirma o personal trainer Marcelo Joaquim, do Centro de Cirurgia Obesidade e Metabólica. Se você quer eliminar peso e ganhar saúde, acompanhe quatro sugestões de treino:

Resistência e flexibilidade

Todos os exercícios devem ser precedidos por um aquecimento. Mas as pessoas com sobrepeso devem redobrar a atenção com o aquecimento e o alongamento. “Os quilos extras sobrecarregam as articulações, por isso elas levam mais tempo a se acostumarem com os movimentos”, afirma o doutor em ciências da saúde Hildeamo Oliveira, do Centro de Excelência em Medicina do Exercício (CEMEx) Golden Spa.

Exercícios de respiração

Pacientes acima do peso ficam ofegantes até com atividades leves. “Isso ocorre porque os pulmões acabam pressionados com o excesso de gordura e não conseguem se expandir direito durante a inspiração”, diz Hidealmo. O corpo recebe menos oxigênio e, para compensar, aumenta a frequência da ventilação, dando origem à falta de ar. Fisioterapeutas podem recomendar séries de respiração voltadas a regular o funcionamento dos pulmões.

“Os movimentos ajudam na recuperação da atividade cardiorrespiratória e da função prejudicada do diafragma (músculo da respiração”, afirma o personal trainer Marcelo Joaquim, do Centro de Cirurgia da Obesidade e Metabólica.

Exercícios aeróbios

Exercícios como caminhada, bicicleta e a dança podem fazer parte do treino de uma pessoa com obesidade. Mas para garantir que as aulas estão no ritmo adequado, é fundamental fazer uma avaliação física e solicitar orientação médica.

O acompanhamento de um personal trainer contribui para evolui a dificuldade do treino sem riscos à saúde. O principal cuidado, na fase inicial, é com o desenvolvimento de lesões nos músculos e nas articulações e de doenças cardiovasculares.

Hidroginástica

Exercícios na água reduzem o peso sobre as articulações, favorecendo aulas mais longas e maior queima de calorias. Sessões de hidroginástica emagrecem e ainda relaxam o corpo. “A água consegue aliviar a tensão causada pelo excesso de peso, tornando a hidroginástica uma atividade revigorante”, afirma o médico do exercício.

Read more http://yahoo.minhavida.com.br/saude/materias/14839-exercicio-fisico-diminui-risco-cardiaco-ate-mesmo-de-pessoas-acima-do-peso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*