Dieta vegana ajuda a te manter longe das doenças crônicas

São Paulo – Uma dieta que além de garantir a perda de peso vai te manter longe das chamadas doenças crônicas, ou seja, aquelas que não têm soluções imediatas, como diabetes, obesidade e até problemas no coração.

Diferente da dieta vegetariana, que elimina o consumo de carne, peixe e aves, a vegana excluí todos os produtos de origem animal, inclusive laticínios e ovos.

A base alimentar desta dieta é composta por frutas, legumes, verduras, grãos integrais, nozes, sementes e leguminosas.

Segundo pesquisas recentes, a perda de peso seguindo a dieta vegana está ligada ao consumo de menos calorias diárias, que, consequentemente, reduz a gordura corporal.

O American Journal of Clinical Nutrition constatou que a maioria dos veganos possui IMC (Índice de Massa Corporal) abaixo de 19. IMC menor que 18,5 sugere que a pessoa esteja abaixo do peso.

Segundo a American Dietetic Association (eatright.org), dietas veganas também são indicadas para pessoas com diabetes e para prevenção do problema, uma vez que uma alimentação livre de carne e produtos lácteos ajuda a controlar o peso e afastar a doença.

A dieta vegana também faz bem ao coração. O mesmo estudo divulgado pelo American Journal of Clinical Nutrition também apontou que os veganos têm 57% menos chances de desenvolver problemas cardíacos.

Para muitas pessoas, o veganismo vai além de não consumir alimentos de origem animal. Trata-se de uma filosofia de vida.

Há, no entanto, quem adote o programa alimentar por um tempo com o intuito de emagrecer e ter mais disposição e saúde.

A Sociedade Vegetariana Brasileira lançou recentemente o desafio 21 dias sem carne. O programa tem por objetivo mostrar para as pessoas como é possível e fácil adotar uma dieta sem carne e outros produtos de origem animal. Vale a pena experimentar!

Fonte: REVISTA EXAME

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*