Descubra os benefícios dos antioxidantes para a sua saúde

Com frequência, costumamos ouvir falar dos antioxidantes. Mas quais são os seus benefícios? O que precisamos comer? O blog pediu a ajuda da nutricionista Gisele Silveira para tirar todas as nossas dúvidas.

O que são os antioxidantes?

O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres. Alguns nutrientes, naturalmente presentes ou adicionados nos alimentos, possuem propriedade antioxidante.

Qual a importância dos antioxidantes para a nossa saúde?

Eles combatem os chamados radicais livres, que são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia e afetam negativamente o organismo. Estas moléculas reagem com DNA, RNA, proteínas e outras substâncias oxidáveis, contribuindo para o envelhecimento precoce e a instalação de doenças degenerativas, como câncer, aterosclerose, artrite reumática, entre outras.

Quando há desequilíbrio entre a produção de radicais livres e os mecanismos de defesa antioxidante, ocorre o chamado “estresse oxidativo”. Os radicais livres em excesso também podem ser originados de fatores exógenos, como poluição, hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas, ou ainda, por uma nutrição inadequada. O excesso de radicais livres no organismo é combatido por antioxidantes, que podem ser obtidos através da alimentação.

10 benefícios dos antioxidantes

1 – Polifenóis – Substância benéfica para a saúde do coração e para circulação.
2 – Betacaroteno – Atua no retardo do envelhecimento precoce.
3 – Catequinas – Com importante ação antioxidante, evitam danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.
4 – Curcumina – Protege contra doenças cardiovasculares e desenvolvimento de tumores.
5 – Vitamina C – Atua no retardo do envelhecimento precoce.
6 – Vitamina E – Atua na diminuição do processo de envelhecimento das células e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e cardiovasculares
7 – Resveratrol – Presente na casca da uva. Atua “varrendo” os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
8 – Licopeno – Um antioxidante da família da vitamina A. Seu consumo está relacionado à redução do risco de desenvolvimento de câncer de próstata, pulmão e estômago.
9 – Ácido elágico – Tem sido efetivo na prevenção do desenvolvimento do câncer induzido por substâncias como o cigarro.
10 – Selênio – É um micronutriente mineral com poderosa ação antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena. É essencial para a manutenção da nossa saúde.

Quais alimentos são ricos em antioxidantes?

VITAMINA A – Cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão
VITAMINA C – Frutas cítricas (laranja, lima, limão), melão, acerola, caju, kiwi, morango, vegetais verdes escuros e tomate
VITAMINA E – Óleos de frutos e sementes, germe de cereais, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, verduras de folhas verdes escuras e legumes.
BETACAROTENO – Verduras de folhas verdes escuras, abóbora, cenoura e tomate
SELÊNIO – Castanha do Pará, germe de trigo, peixes, mariscos, fígado, carnes e aves
BIOFLAVONOIDES – Frutas cítricas e uvas escuras ou vermelhas
LICOPENO – Tomate
ISOFLAVONA – Soja
CATEQUINAS – Frutas silvestres, da família do morango, uva e chá verde
ÁCIDO ELÁGICO – Uva, morango e nozes
RESVERATROL – Uva
CURCUMINA – Açafrão da terra

Qual a quantidade recomendada de alimentos ricos em antioxidantes que devemos ingerir todos os dias?

Não existe uma quantidade mínima recomendada para cada antioxidante. Depende do nível de produção de radicais livres de cada indivíduo. Por isso, recomenda-se que as pessoas comam diariamente uma variedade de alimentos de todos os grupos básicos.

No caso da impossibilidade de uma alimentação variada, sugere-se o uso de suplementos específicos para cada faixa etária. Sempre é importante lembrar que o excesso também não é benéfico. Altas doses de antioxidantes podem conduzir a problemas de saúde, incluindo a diarreia, sangramento e o risco de reações tóxicas.

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Fonte: Barra de Cereal

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