Controle a diabetes com estas frutas

Dieta não é sinônimo de restrição, mas de reeducação alimentar e, no caso de quem é portador do diabetes, a regra permanece a mesma.

Por isso, não é preciso parar de comer frutas porque elas contêm frutose, um açúcar natural. O melhor é que o consumo continue, mas em porções controladas e optando por aquelas que trazem mais benefícios à sua saúde. Confira as frutas mais indicadas para quem tem diabetes:

Blueberry:

Embora não seja uma fruta típica do Brasil, a blueberry desempenha um papel importantíssimo na dieta de quem tem diabetes. Ela tem alto poder antioxidante, reduzindo a ação dos radicais livres associados ao envelhecimento e prevenindo câncer, doenças cardíacas, mal de Alzheimer e muitas outras doenças. Além disso, ela combate infecções e impulsiona o sistema imunológico. Fique atento, ao fato de ela ter um índice glicêmico altíssimo.

Limão:

Rico em ácido cítrico e ácido ascórbico, o limão atua beneficamente em diferentes partes do corpo. Primeiro, ele evita hemorragias, uma grande preocupação para quem tem diabetes, já que a dificuldade de cicatrização e a consequente possibilidade de infecções são maiores. Além disso, a alta concentração de ácido nicotínico protege as artérias, prevenindo problemas cardiovasculares, uma tendência para quem tem a doença. Por fim, ele diminui a viscosidade do sangue, o que é essencial, uma vez que, junto com o diabetes, existem alterações que predispõe a um maior risco de trombose.

Amora:

Embora tenha um índice glicêmico alto, a amora é rica em compostos que estimulam e aceleram a liberação de insulina, melhorando a síntese de glicose. Essa fruta também é responsável por normalizar a pressão arterial e atuar como bactericida e anti-inflamatório.

Coco:

Por ser rico em ácidos graxos e ácido láurico, o coco é um importante combatente de bactérias e fungos. Tais substâncias também cumprem um papel importante na nutrição das células intestinais, enriquecendo a imunidade. Por fim, a gordura do coco favorece a saciedade e reduz a inflamações, além de ser um alimento que reduz a carga glicêmica, especialmente quando combinada com outras frutas ou carboidratos.

Maçãs:

As maçãs são uma ótima escolha para os diabéticos, porque elas são cheias de fibra alimentar e pectina, um composto que se decompõe lentamente no corpo e ajuda a reduzir as necessidades de insulina dos diabéticos.

Cerejas:

As cerejas têm um índice glicêmico extremamente baixo de 22, portanto, elas não irão aumentar o açúcar no sangue. Elas, no entanto, fornecem antioxidantes como o beta-caroteno, bem como vitaminas e minerais. Elas também contêm antocianinas, compostos que demonstraram ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue.

Ameixas pretas:

Esta é outra fruta que pode realmente ajudar a controlar o açúcar no sangue. Assim como as cerejas, as ameixas pretas são uma rica fonte de antocianinas, mas também contêm taninos e ácido elágico, ambos os quais têm se mostrado benéficos para o tratamento da diabetes.

Goiaba:

A goiaba é outra fruta amiga dos diabéticos; ela contém altas concentrações de licopeno e fibra dietética, que também são úteis para manter os níveis saudáveis de açúcar no sangue. Ela também é uma boa fonte de vitamina C e potássio.

Toranja:

A toranja é um dos frutos recomendados especificamente para os diabéticos pela ADA: ela tem um índice glicêmico muito baixo de 25 e é rica em fibra dietética. Ela também contém naringenina, um composto que pode ajudar a diminuir a resistência do corpo à insulina, e também pode ajudar a atingir um peso saudável.

Abacate:

Ricos em fibra dietética e gorduras monoinsaturadas, os abacates também pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Os diabéticos, uma vez que estão em maior risco de doença cardíaca, devem ter uma dieta rica em gorduras boas, uma vez que isso pode diminuir o risco de doença cardíaca.

Morangos:

Os morangos são baixos no índice glicêmico (44) e são ricos em fibras; suas propriedades antioxidantes também podem ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas, que também é fundamental no controle do dia-a-dia da diabetes.

Laranjas:

As laranjas classificam-se entre 31 e 50 no índice glicêmico, o que significa que elas não vão aumentar os açúcares do sangue, e seu alto teor de fibra irá manter esses níveis de açúcar no sangue estáveis. Também são boas para a perda de peso, outra parte importante do controle da diabetes.

Peras:

As peras são ricas em vitaminas e fibras, por isso podem ajudar a estabilizar os açúcares no sangue e só têm um índice glicêmico de 38. Elas também demonstraram ajudar a diminuir a resistência do corpo à insulina.

Kiwi:

O kiwi também demonstrou fornecer níveis saudáveis de açúcar no sangue, provavelmente devido ao fato de que ele é rico em fibras, potássio e anti-oxidante beta-caroteno. Seu índice glicêmico varia de 47 a 58.

Consulte sempre seu médico antes de adotar novas dietas

Fontes: minhavida e noticiasnaturais

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