A importância dos grãos para sua saúde

Os alimentos em grãos são ricos em carboidratos complexos, que são o principal combustível do corpo. Os carboidratos fornecem energia para manter seus movimentos, sua respiração e sua mente.

Os produtos em grãos também fornecem vitaminas B e ferro, assim como outros fitonutrientes benéficos (substâncias em plantas com efeitos protetores à saúde). Além disso, muitos alimentos em grãos são riquíssimos em fibras.

Tipos de grãos

Os tipos mais comuns e essenciais para nossa alimentação são: feijão, lentilha, grão de bico, milho, soja e ervilha.

O ideal é incluir uma porção por dia de um tipo de grão na alimentação. Comer de maneira mais saudável pode também fazer parte de um tratamento alternativo contra doenças.

Soja

Muitas propriedades benéficas são atribuídas à soja. A mais recente e mais importante é a capacidade desse alimento de ajudar a reduzir o colesterol e a prevenir alguns tipos de câncer.

A soja apresenta elevada concentração de proteína, mas nem por isso pode ser usada como uma fonte única desse nutriente. A soja tem em sua composição o fitoestrógeno, elemento que tem a capacidade de inibir a síntese de colesterol no fígado. Outra função importante do fitoestrógeno é a sua ligação com alguns tipos de células cancerígenas.

Fonte: Beleza e Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*