5 razões para trocar o açúcar refinado pelo açúcar de coco

Qual a quantidade de açúcar aceitável no dia a dia?  Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem. O  consumo de açúcar refinado não traz nenhum benefício real ao nosso organismo, mas parar de consumi-lo pode fazer muito bem para a saúde.

Aqui estão apenas 5 razões simples para diminuir o consumo do açúcar refinado e ajudar você a se adaptar a formas mais saudáveis de viver. Confira!

1. O Regulamento de açúcar no sangue
O consumo de açúcar afeta diretamente a capacidade do corpo de regular os níveis de açúcar no sangue e pode levar à resistência à insulina, hipo e hiperglicemia, pré-diabetes e diabetes. Açúcar não controlado no sangue  também pode causar danos aos vasos sanguíneos, afetando a saúde do coração, rins, nervos e olhos.

 2. Sistema Imunológico
O açúcar refinado suprime o sistema imunológico através da atividade diminuindo em células do sistema imunológico que atacam as bactérias.

3. Equilíbrio mineral
O consumo de açúcar refinado inibe a absorção de minerais, privando o corpo de minerais essenciais necessários para a saúde, além de diminuir a quantidade de magnésio no corpo, o qual é necessário para o funcionamento adequado de todas as células no corpo humano e é essencial para a absorção e utilização de cálcio.

4. Cérebro, Saúde e Humor
O açúcar tem efeitos poderosos sobre o humor e a saúde do cérebro a longo prazo. Além disso, como vitaminas do complexo B são necessários para metabolizar o açúcar e carboidratos, o consumo de açúcar pode levar a deficiências nas vitaminas do complexo B responsáveis pelo bom humor.

5. Saúde da Pele
O açúcar se liga às proteínas e gorduras no corpo durante a digestão para criar “produtos finais de glicosilação avançada”, que são os radicais livres, que reduzem o colágeno e elastina na pele, causando rugas e perda de elasticidade da pele.

O que pode substituir o açúcar refinado? 

Açúcar de coco

O açúcar de coco pode ser uma alternativa para quem quer mais saúde e produtos realmente naturais. Sem passar por processos químicos, esse açúcar é produzido de maneira rústica, por um processo de extração que retira o néctar das flores da palma e aquece em uma caldeira. Dessa forma, ele é transformado em um caramelo espesso que é triturado em pequenos cristais. Esse açúcar é mais grosso do que o branco que compramos e possui um aspecto mais amarronzado.

Benefícios
As vitaminas e minerais da palma do coco são mantidas, uma vez que o material não passa por processos industriais e, por isso, esse tipo de açúcar é muito mais nutritivo. Com potássio, magnésio, zinco, ferro e vitaminas B1, B2, B3 e B6, o açúcar de coco possui baixo índice glicêmico, favorecendo àqueles que possuem diabetes. Isso por liberar lentamente a energia, não produzindo altos e baixos no teor de açúcar no sangue. Seus maiores componentes são, respectivamente, a sucrose (70-79%), a frutose (9%) e a glucose (3%).
É importante frisar que, apesar de ser mais natural e apresentar muitos benefícios e vitaminas, o açúcar de coco não é menos calórico que o açúcar refinado. No entanto, as calorias do refinado são vazias, uma vez que ele não possui vitaminas e nutrientes. Esse açúcar pode substituir o refinado nas mesmas proporções, já que possui o mesmo poder adoçante. Além disso, o açúcar de coco é conhecido como o adoçante mais sustentável do mundo.

Calda de Agave 

A Calda de Agave é um adoçante natural, 100% vegetal e orgânico, uma opção saudável para substituir o açúcar.

Obtida a partir da Agave tequilana Weber ou Agave azul, uma espécie nativa do México, a calda adoça 1,5 vezes mais que o açúcar comum e contém frutose naturalmente, um substituto da sacarose com baixo índice glicêmico.

A Biomarket comercializa o Açúcar de coco – Compre aqui

A Biomarket comercializa o Açúcar de coco – Compre aqui

Fonte: FoodMatters

 

One thought on “5 razões para trocar o açúcar refinado pelo açúcar de coco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*