10 Alimentos Ricos em Gorduras Boas

Alimentos ricos em gorduras boas Servem como fonte de energia na ausência dos carboidratos, são responsáveis pela absorção de algumas vitaminas como A, D, E e K, ajudam a manter a temperatura adequada do corpo e funcionam como proteção a órgãos como o cérebro e coração, aos ossos, nervos e tecidos em caso de quedas, traumas ou impactos.

As gorduras também contribuem com a saúde das células, fazem parte da composição de membranas celulares encontradas no cérebro, são fundamentais na produção de hormônios e ajudam na manutenção da saúde dos cabelos e da pele.

Quais os alimentos ricos em gorduras boas?

1. Abacate

O abacate é muito saudável. É o tipo de alimento que deveria estar mais presente na alimentação das pessoas. Uma porção de 100 g de abacate contém por volta de 14,6 g de gorduras boas. A boa notícia é que aproximadamente 10 g do teor de gordura são provenientes de gorduras monoinsaturadas e quase 2 g correspondem a gorduras poli-insaturadas.

2. Amêndoas

Uma porção equivalente a uma xícara de amêndoas possui cerca de 29,5 g de gorduras monoinsaturadas e em torno de 11,2 g de gorduras poli-insaturadas. Só é preciso ter atenção em relação às calorias, pois o teor calórico desta mesma xícara é de 532.

3.  Nozes

As nozes também são uma boa fonte de gorduras saudáveis e trazem 47 g de gorduras poli-insaturadas, incluindo o ácido graxo ômega 3 que melhora os níveis de colesterol e reduz a inflamação, e 9 g de gorduras monoinsaturadas a cada porção de 100 g.

4. Pistaches

Além de serem fontes de carotenoides, que fazem bem à saúde dos olhos, estimulam o sistema imunológico e fornecem ação antioxidante, os pistaches também são compostos por gorduras saudáveis: são mais de 28,6 g de gorduras monoinsaturadas e 16,55 g de gorduras poli-insaturadas a cada porção equivalente a uma xícara.

5. Peixes

Alguns peixes como o salmão, a sardinha, o atum, o arenque e a cavalinha são boas fontes do ácido graxo ômega 3. Além dos benefícios já mencionados neste texto, o consumo de ômega 3 também já foi associado à melhoria do funcionamento da insulina nas células, o que é vantajoso para quem sofre com resistência à insulina, diabetes e pré-diabetes.

6. Azeitonas

Uma porção que contém 10 azeitonas traz 3,24 g de gorduras, das quais aproximadamente 2,4 g correspondem a gorduras monoinsaturadas e em torno de 0,28 g são gorduras poli-insaturadas. Elas também possuem um fito nutriente conhecido pelo nome de hidroxitirosol, que já foi associado a benefícios como prevenção ao câncer e redução da perda óssea.

7. Sementes de linhaça

100 g de semente de linhaça são compostas por mais de 40 g de gorduras, das quais aproximadamente 7,5 g são gorduras monoinsaturadas e 28,73 g são gorduras poli-insaturadas. As sementes de linhaça também são ricas em um nutriente encontrado nas plantas, os lignanos. Eles possuem ação antioxidante e já foram apontados por pesquisas como capazes de prevenir alguns tipos de câncer. Para você ter uma noção, as sementes de linhaça chegam a ter até 800 vezes mais lignanos do que outros alimentos vegetais.

8. Sementes de chia

80% das calorias das sementes de chia correspondem a gorduras e em uma porção de 28 g do alimento, existem aproximadamente 9 g de gorduras. No entanto, a boa notícia é que dessas gorduras, aproximadamente 78% equivalem a gorduras poli-insaturadas, com seus ácidos graxos ômega 3.

9. Azeite de oliva

Este é um clássico da alimentação saudável e um dos destaques dentre os alimentos ricos em gorduras boas. O azeite de oliva é a estrela da dieta mediterrânea, associada a longevidade e prevenção de diversas doenças. Uma colher de sopa contém aproximadamente 9,85 gramas de gorduras boas. Cuidado com a quantidade que você ingere. Uma única colher de sopa tem 100 calorias. Então, regar sua salada com azeite pode até trazer muitas gorduras boas mas não ajuda muito sua dieta em termos de calorias.

10. Sementes de girassol

As sementes de girassol podem ser um aperitivo muito interessante e também parte de saladas. Gostosas e versáteis, elas são cheias de gorduras boas. Em 100g de sementes de girassol há cerca de 10g de gorduras boas que ajudam indivíduos que sofrem de colesterol alto ou triglicérides elevado.

Fonte: Mundoboaforma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*