Vontade de comer doces? Saiba o porquê.

DOCES

…Não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos de todos os doces. Amém!

Ahh os doces! Deliciosos mas em sua maioria prejudiciais. Inimigos de qualquer dieta fazem qualquer um cair em tentação. Mas e se soubéssemos o porquê daquela vontade irresistível , não seria muito mais fácil escapar da tentação? Conhecendo seu inimigo fica muito mais fácil derrotá-lo.

Confira abaixo quais são os principais motivos e dicas de como acabar com eles.

1) SEROTONINA

Sim o açúcar vicia. E sim, ele mexe com seus hormônios . Além de mexer com a dopamina que é o hormônio do prazer e bem -estar ,também tem ação sobre a serotonina. Por isso aquela sua vontade louca de comer doces no final da tarde , já que é quando os níveis de serotonina estão mais baixos.

Solução: Consuma alimentos saudáveis que estimulem a serotonina. Banana, lentilha, grão de bico, abacate, cacau e nozes são boas saídas.

2) HIPOGLICEMIA

Níveis de açúcar constantemente desequilibrados fazem o desejo pelo doce aparecer. O problema é que ele entra na corrente sanguinea muito rápido, fazendo pico de glicose . E depois desse pico, vem a queda. Acaba-se vítima de um efeito gangorra e você sempre vai querer mais açúcar para melhorar seu humor. Lembre-se que o açúcar também está presente nos alimentos não integrais ( carboidratos refinados como pães, massas e biscoitos). A vontade de comer doce, neste caso, pode aparecer logo após uma refeição.

3) RESISTÊNCIA À INSULINA

O consumo excessivo de carboidratos refinados ( não integrais) perturba o equilíbrio do corpo, que precisa produzir quantidades cada vez maiores de insulina para decompor os açúcares. O corpo acaba se tornando resistente à insulina.

PAUSA PARA UM TESTE

Que tal fazer um teste rapidinho para saber se você tem algum problema com o controle de insulina e glicose do organismo?Se você reconhecer 3 ou mais dos sintomas relacionados, fique atento pois este pode ser um indicativo de que realmente há um desequilíbrio em seu corpo.

– Dificuldade de concentração

– Consumo excessivo de cafeína, chocolate ou cigarro

– Excesso de suor

– Sede excessiva

– Extrema dificuldade de sair da cama

– Adormecer no meio do dia ou sentir-se muito sonolento

– Incapacidade de manter-se sem uma dose de cafeína ou nicotina

– Irritabilidade sem refeições freqüentes

– Necessidade de mais de 8 horas de sono por noite

SOLUÇÃO : A maioria dos alimentos processados, que são ricos em açúcar e pobres em fibras, tem um índice glicêmico ( IG) elevado . Alimentos com alto IG disparam os níveis de açúcar no sangue rapidamente e provocam a liberação de altos níveis de insulina na corrente sanguínea. Opte por alimentos integrais, já que são aqueles que possuem menores índices glicêmicos.

4) FALTA DE NUTRIENTES

A vontade de comer doces também pode ser causada pela deficiência de cromo, manganês ou magnésio. O mais comum é a deficiência de cromo que estabiliza os níveis de açúcar no sangue e pode ajudar a controlar a vontade pelas guloseimas.

Solução: Consuma fontes de cromo – banana, batata, , pimentão verde, espinafre, grão integrais, cogumelos, nozes, castanhas, amêndoas, sementes e grãos.

5) FUNGOS

Quando a vontade de comer doce é ao acordar e ao dormir pode ser que você esteja sofrendo de uma condição chamada Síndrome Fúngica. Os fungos se alimentam de açúcar e se multiplicam na sua presença . Cansaço, enxaqueca, fadiga anormal, ansiedade, obsessão, mudança de humor, sonolência, confusão mental, desânimo, falta de saciedade, autismo, hiperatividade, língua branca, regiões da pele mais escurecidas, caspa, sinusite, leucorréia, azia, hipoglicemia, mãos e pés frios, taquicarida, dores musculares, fibromialgia são vários dos sintomas que podem ocorrer.

6) ESTRESSE- Segundo diversas pesquisas, mulheres estressadas comem muito mais doces. O cortisol, o hormônio liberado no estresse é um dos grandes responsáveis.

Espero que as dicas tenham sido úteis. Agora estamos mais preparadas para lidar com a vontade irresistível de comer essas delícias! Mas a boa notícia é que existem BONS DOCES , que além de deliciosos não causam prejuízos ao seu organismo.

 

Fonte: Viva veg life

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*