Volta às aulas, com mais saúde para as crianças

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E chegaram as aulas…

Para muitas pessoas a merenda escolar variada, apetitosa e correta nutricionalmente se torna um desafio. Então, se este é o seu caso siga as instruções abaixo e verá como esta tarefa vai se tornar fácil.

Evite sucos de caixinha e refrigerantes, pois são ricos em açúcar e aditivos químicos.

Se não tem tempo para preparar suco natural, dê preferência as polpas de frutas congeladas e as bebidas vegetais. Coloque sempre em garrafinha térmica para ficar protegido da luz e do calor.

Fuja dos biscoitos recheados, cracker, bolachas adocicadas, biscoitos água e sal.

Ricos em gorduras saturadas, sal e açúcar devem ser substituídos por bolachas e cookies sem glúten, pão multi grão, pão sem glúten, pão sírio. O melhor é esquecer os embutidos e produzir os recheios, ou seja, patês e pastas variados como, por exemplo, chia, azeitona, grão de bico, cenoura, batata doce, abacate, castanhas, amêndoas, lentilhas, tomate, tofu nos dias menos quentes. Use e abuse da criatividade, das ervas, das cores e sabores.

Escolha alimentos ricos em fibras.

Barrinha de cereais sem açúcar, frutas inteiras ou desidratadas, cereais matinais, granola caseira e até mesmo flocos de milho sem açúcar são ótimas opções, principalmente para aquelas crianças que reclamam que o intestino não funciona.

Conheça as bebidas vegetais.

Elas podem ser preparadas fresquinhas na hora de ir para a escola. Estas bebidas saudáveis podem receber um toque especial de coco, passas, ameixas, frutas, castanhas.

Brinque de montar a lancheira.

Elas devem ser sempre coloridas, variadas. Lanchinho completo e nutritivo sem açucares e gorduras saturadas que condicionam o paladar. Sem corantes e produtos transgênicos. Vamos elaborar merenda escolar que leva a vida e a vitalidade. Os hábitos saudáveis da alimentação devem ser incentivados e praticados desde a mais tenra idade. A merenda escolar deve ser composta por carboidratos- pães, biscoitos, bolos- vitaminas e minerais – frutas e legumes- por proteínas, contidas nas leguminosas, no tofu, dentre outros e pelas oleaginosas- nozes, castanhas, abacate, amêndoas, pistache, etc

Resultado de uma alimentação saudável.

Quando o lanche é adequado e variado as crianças respondem com melhor desempenho escolar, maior facilidade de assimilação dos conhecimentos, maior resistência a doenças e já levam a semente da consciência de um mundo mais sustentável.
Não substitua a merenda escolar elaborada em casa por lanches comprados prontos em lanchonetes e supermercados. O ideal é os pais participarem dia a dia, pois para as crianças não vale o que é mais prático e sim o que é mais adequado para o crescimento e desenvolvimento sadio.
Assim evitamos, para os nossos queridos, os problemas de saúde publica provenientes de erros alimentares que acometem as crianças, ou seja, obesidade infantil, diabetes tipo 2, desnutrição, deficiência de ferro, hipertensão, dentre outras. Vale lembrar que quando a alimentação é inadequada gera uma carência de vitaminas e minerais, ou seja, a fome neste caso é oculta (escondida), porque não se manifesta como uma sensação, mas causa graves prejuízos para a saúde. Por isto, participar na preparação da merenda escolar se torna inclusive, um ato de amor. A nossa maior tarefa deve ser a de formar seres humanos livres, que sejam capazes de por si mesmos encontrar propósito e direção em suas vidas. Jamais se esqueça da importância do bom exemplo. Se tiver dúvidas quanto a elaboração da merenda escolar, procure um nutricionista.

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Fonte: vegetarianos.com.br

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