O que são alimentos funcionais?
São alimentos que fornecem nutrientes e também possuem compostos com potencial para atuar positivamente sobre a saúde das pessoas.
Alimentos funcionais podem diminuir risco de doenças como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, para obter estes efeitos é preciso consumí-los regularmente, em geral diariamente.
Apesar de reconhecidos e utilizados há seculos pela humanidade, somente na década de 80 começaram a surgir estudos científicos, especialmente no Japão, quando se notou que a maioria da população possuía idade mais avançada. O governo japonês criou então um programa para estudar e desenvolver alimentos saudáveis com propriedades medicinais buscando reduzir a incidência de doenças e o custo financeiro e social representado por elas.
A definição de alimentos funcionais envolve qualquer alimento ou ingrediente da alimentação que proporcione algum benefício para a saúde além do fornecimento de nutrientes.
Alimentação equilibrada
Os alimentos funcionais possuem componentes bioativos que podem colaborar para a promoção da saúde, mas sempre seguindo orientação de profissionais médicos e nutricionistas, pois não há um alimento sozinho capaz de prevenir ou curar doenças, a prevenção ocorre com uma alimentação equilibrada e individualizada sob orientação médica.
Compostos ativos presentes nos alimentos funcionais:
- Carotenóides
- Fitoesteróis
- Glicosinolatos
- Acido fonólico
- Flavonóides
- Isoflavonas
- Catequinas
- Ácidos graxos ômega 3 e ômega 6
- Oligossancarídeos e Polissacarídeos
- Prebióticos
- Probióticos