Conhecendo a Maca Peruana

Lepidium meyenii Walp. (Bassicacea) popularmente conhecido como Maca, é um tubérculo nativo do Peru, com alto valor nutricional. Cultivada nas montanhas dos andes há séculos é utilizada pelos nativos como alimento e na medicina popular para tratamento de esterilidade.

A Maca é semelhante a um nabo, tradicionalmente tem sido utilizada por proporcionar vários benefícios à saúde, recebendo atenção mundial por ser um potente energizador que melhora as condições físicas e mentais, além de aumentar a fertilidade. A Maca também está relacionada ao aumento da imunidade e ativação da memória e tem importante poder antioxidante ligado à presença de catequinas e epigalocatequinas. Um artigo publicado na Revista Chinesa Wei Sheng Yan Jiu, em 2009, mostra o potencial benéfico na Maca no aumento de estrogênio, sugerindo possível proveito da mesma para mulheres na menopausa.

Existem diferentes tipos de Maca com diferentes cores, sendo a amarela, a preta, a avermelha, e a branca, as mais estudadas. Considerada como alimento de alto valor nutritivo, semelhante ao de grãos de cereais, a Maca peruana possui níveis de proteínas entre 10 e 18%, altos valores de carboidratos entre 59 e 68%, sendo os mais abundantes os polissacarídeos, teores de fibras entre 3 e 8,5% e lipídeos entre 1 e 2%.

Entretanto, os compostos considerados marcadores importantes para a Maca são a macaena e a macamida. Ácidos graxos poli-insaturados e suas amidas, que não são encontrados em outras plantas, a macamida e a macaena são compostos bioativos que estimulam a libido, melhorando assim o desempenho sexual.

A maca também é conhecida pela sua variedade de fitoquímicos, como campesterol, stigmasterol, betasitosterol, benzil isotidianatos, catequinas, e glucosinolatos, os minerais e vitaminas presentes neste tubérculo obtendo mair destaque para o ferro, zinco, cálcio, potássio e as vitaminas C, B2, B3 e B1.

O conteúdo de aminoácidos essenciais presente na Maca peruana é comparável com o recomendado pela FAO/OMS, apresenta altos percentuais de lisina, tirosina e fenilalanina, também possui lipídios importantes como o ácido oleico e linoleico.

A loja Biomarket vende Maca peruana em pó em embalagem de 150g Compre aqui

Fonte: Revista Nutri +

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*