O Decreto publicado no Diário Oficial da União do dia 21 de agosto institui a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PNAPO e pode ser um grande avanço para o Brasil deixar de ser o campeão mundial no uso de agrotóxicos.
Entre as diretrizes da PNAPO estão:
1. Promoção da segurança alimentar e nutricional.
2. Uso sustentável dos recursos naturais e a preservação dos ecossistemas.
3. Estimulo às experiências locais e agricultura familiar.
4. Manutenção do produtor no campo.