9 Benefícios da Castanha de Baru

Dentro da família das castanhas, nozes e sementes, a castanha do baru é considerada um superalimento, esta leguminosa vem da árvore Dipteryx alata (Baruzeiro), nativa da Savana Brasileira. Encontradas apenas em regiões com climas específicos da América Latina, cerrado brasileiro e partes da Bolívia.

O que faz dela um superalimento?

Os superalimentos, como a noz de baru, 1 têm um perfil nutricional maior além do que é normalmente encontrado em um alimento e aparentemente promovem maior saúde e bem-estar. Cada 100 gramas de nozes Baru contém:

  • 24 gramas de proteína
  • 3 gramas de fibra (100% de DV)
  • 4 gramas de vitamina E (% 100 de DV)
  • 7 mg de Zinco / 2,6 mg de Ferro / 150 mg de Cálcio / 228 mg de Magnésio / 1575 mg de Potássio

Gorduras Saudáveis

As castanhas de baru possuem uma grande quantidade de gorduras saudáveis que mantêm a saciedade. Ignore salgadinhos cheios de carboidratos, açúcar e opte por esta alternativa saudável e amiga do intestino.

Proteína

Uma porção de castanha de baru contêm 7 gramas de proteína. Em um quadro comparativo, o ovo possui cerca de 7 gramas de proteína. A castanha de baru, é uma poderosa fonte de energia de longa duração.

Fibra

A fibra é essencial para um intestino saudável. Adicionar as castanhas entre as refeições, permite de uma maneira fácil e saborosa, adquirir 8 gramas de fibra por dia.

Antioxidantes

As castanhas de baru são repletas de antioxidantes que apoiam o sistema imunológico e reduzem a inflamação.

Micronutrientes

Cada porção de castanha do baru possui vitaminas e minerais como: magnésio, zinco, potássio, vitamina E e cálcio.

Outros nutrientes

Ricas em fibras, gorduras boas, ferro, zinco e fibras. As castanhas possuem uma alta proporção de ômega-3, ácidos graxos insaturados, principais ácidos oleico e linoleico. Em comparação com alimentos mais populares, como as nozes, amêndoas e nozes de macadâmia, as castanhas de baru possuem uma baixa quantidade de gordura (26% de gordura contra 78% de gordura presente nas amêndoas).

Orgânico

Livres de produtos químicos ou pesticidas. Com a redução de cargas tóxicas, se beneficia o organismo e a saúde geral. Desta forma você não precisa se preocupar com a exposição a produtos químicos nocivos ou possíveis preocupações com certificados orgânicos.

Menos alérgica

As castanhas de baru não possuem aflatoxinas e problemas de mofo, causas comuns associadas com alergias ao amendoim. Como muitas nozes e sementes cruas, as castanhas de baru possuem anti-nutrientes, incluindo o ácido fítico, que são removidos pelo processo de torrefação. A torrefação também melhora o sabor e libera nutrientes adicionais para nossa saúde.

Sustentabilidade

A castanha de baru, é uma incrível fonte de nutrientes que apoiam a saúde intestinal e geral, mas além disto é uma importante agente no compromisso com a preservação e sustentabilidade da vida selvagem.

Todo o ciclo de vida do baru esta relacionado a um propósito e impacto ao seu redor. Ás arvores da castanha de baru crescem selvagens no cerrado. Cada noz que cai da árvore acarreta em um tremendo impacto.

A agricultura moderna ameaçou o cerrado impactando o meio ambiente, as árvores de baru e provocando grandes desmatamentos. Devido a estas mudanças no sistema agrícola e na região subdesenvolvida, os moradores lutam para encontrar trabalho.

Felizmente com o aumento do interesse pelas castanhas de baru e seus benefícios a saúde, as árvores, estão sendo preservadas e os moradores conseguiram mais oportunidades de emprego.

Consumindo as castanhas de baru, fará com que você se sinta bem e ao mesmo tempo ajude os próximos e o meio ambiente.

 

Fontes: Kinetik, Happy Gut Life

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*